Martha

Arte e negócios se unem na economia criativa

Quando se fala em economia criativa, o que se aborda é muito mais que a grande indústria do entretenimento. Artesanato, moda, música, audiovisual, exposições – todas essas atividades fazem girar uma cadeia produtiva bastante vasta e diversificada de fornecedores e distribuidores, capazes de gerar emprego, renda, lucro e desenvolvimento.

Outro valor muito forte agregado nesta indústria é seu impacto social, um item que dois palestrantes no Pajuçara Management 2018 conhecem muito bem. A alagoana Martha Medeiros representa muito mais que uma estilista que usa a renda nordestina em belos vestidos que vestem mulheres de todo o Brasil e até mesmo de Hollywood. Martha é a ponta de uma cadeia de produção que envolve 400 rendeiras capacitadas em artesanato e empreendedorismo, as costureiras de seu ateliê, os serviços oferecidos em suas lojas e, o mais recente, Projeto Olhar do Sertão.

Menos de 10 anos após lançar-se com as rendas bordado filé, renascença, bilro, Martha Medeiros atua com “suas rendeiras” no sertão alagoano com medidas assistenciais que vão do atendimento oftalmológico, passando pela perfuração de poços artesianos e até mesmo consultorias em empreendedorismo.

Da mesma forma, a Playing for Change Foundation do engenheiro Mark Johnson segue indo cada vez mais longe, como ele jamais imaginou quando começou seu pequeno experimento de gravar com músicos em diferentes partes do mundo tocando a mesma canção. Os vídeos foram o primeiro passo do que hoje são 15 escolas de música em 11 países, em três diferentes continentes.

Para ajudar a divulgar esse esforço, a banda do Play for Change passa por diferentes cidades com shows e festivais, tocando com artistas locais e promovendo a música como ferramenta de desenvolvimento social e mudança do mundo.

Esses são pequenos exemplos de onde esses artistas empreendedores chegaram até agora. Para saber mais detalhes dessa caminhada e inspirar-se nos passos trilhados, garanta sua vaga no Pajuçara Management 2018! Basta clicar no link abaixo!

rodape-blog


Inscreva-se agora mesmo