Demétrio-Magnoli1

Demétrio Magnoli: “Temer precisa deixar de ser Temer”

Em mais um dia histórico para o país, em que o Senado aprovou o pedido para a saída da presidente Dilma Rousseff do Executivo nacional, Demétrio Magnoli faz uma previsão de como o presidente em exercício pode agir para que o futuro governo possa, de fato, ser uma esperança. “Para que o futuro governo dê certo, Temer precisa deixar de ser Temer”, afirmou Demétrio, um dos maiores comentaristas políticos do Brasil, atração confirmada na 14ª edição do Pajuçara Management, que acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso

Para que o Brasil possa voltar a ter esperança, Demétrio analisa que Temer terá de renunciar ao que tem feito nos últimos anos. “Ele tem de romper com essa estrutura para que o governo dele represente essa esperança. Não sabemos qual é o futuro do governo Temer, mas uma parte da resposta para esse grande ponto de interrogação já teremos até a realização do Pajuçara Management. Saberemos se Temer quer ser o velho Temer dos últimos anos no governo ou se ele quer se autotransformar para ter uma chance de fazer uma transição positiva para o país.Talvez possamos começar nossa conversa no evento com essas primeiras respostas”, anunciou Demétrio, durante durante entrevista a Ricardo Mota, no Pajuçara Doze e Dez Notícias, da Rádio Pajuçara 103 FM.

Demétrio se diz cautelosamente otimista em relação a esse novo cenário que está sendo desenhado. “Digo isso porque, além do Congresso Nacional, existe um país que se insurgiu contra a forma como o Brasil tem sido governado. Para que o próximo governo dê certo, Temer precisa abdicar dessa política econômica que o partido dele [PMDB] referendou, como precisa também abdicar do método de governo, o chamado presidencialismo de coalizão, que ele e seu partido participaram nos últimos anos”, revelou.

Segundo o comentarista político, o núcleo do governo Temer é preocupante, mas não inclui nesse meio Henrique Meirelles. “A cúpula do PMDB que acompanha Michel Temer faz parte desse passado desastroso onde o Estado foi colonizado por uma elite política que vê na administração pública uma forma de realizar os seus objetivos, legais e ilegais, e não de administrar o país de uma forma republicana. Por isso que digo: Temer, a partir de agora, se pretende fazer um governo com um mínimo de estabilidade e que aponte para mudanças que a sociedade brasileira quer, precisa romper com Temer; não ser Temer”, confirmou.

Na opinião de Demétrio, a indústria brasileira vem sendo devastada nos últimos anos. “Perdeu produtividade, competitividade no âmbito internacional. Se esse problema for abordado no governo Temer, nós podemos ter um novo ciclo de crescimento e é isso que decide as coisas, medidas que apontam para um novo ciclo de crescimento”, destacou.

Brasil x Mundo

Sobre o cenário internacional e de como investidores enxergam o Brasil, Demétrio revela que o mundo oscila entre a surpresa, o espanto e até a gargalhada. “Nos últimos dias foi a gargalhada. Quando o presidente interino da Câmara Federal [Waldir Maranhão] declara que o voto de 70% dos deputados não valeu e, em menos de 24 horas depois, ele declarou que nunca havia declarado nada, que não tem valor, isso significa que o país já entrou no campo do ridículo. E é nesse campo que corremos o risco de entrar se continuarmos com esse tipo de atitude. O mundo tá vendo”, salientou.

E completa: “Por outro lado, o mundo também está vendo algo que sai menos nas manchetes, está vendo que, apesar de tudo, as instituições funcionam e que há um processo que segue a lei e está sendo acompanhado pelo Supremo Tribunal Federal. É nesse sentido que as pessoas atentas percebem que, apesar de tudo, apesar de ferida, é uma democracia; é a nossa chance de dizer: somos sérios porque seguimos regras”.

Como participar do evento

imagem_palestrantes_pm2016

Se você ficou interessado em ouvir as análises de Demétrio Magnoli, então, não perca tempo. Faça sua inscrição pelo site Pajuçara Eventos ou pelos telefones 3031-3563 ou 99657-0555. Aproveite o último lote promocional válido até 25 de maio.

Demétrio Magnoli é uma das estrelas do evento. Ele é sociólogo, doutor em Geografia Humana pela USP, comentarista político da Globo News e colunista dos jornais O Estado de São Paulo O Globo. Ele vai fazer um panorama sobre “Cenário político, social e econômico do Brasil e do Mundo”, no dia 8 de junho, às 8h30.

Além de Demétrio, também estão conformados medalhista olímpico Fernando Scherer; o empresário Carlos Wizard; o consultor de empresas Stephen Kanitz; o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles; e a coach Vicky Bloch.

O Pajuçara Management é um evento que tem como patrocinadores empresas e instituições de referência no país, entre elas Braskem, Maceió Shopping, Unimed, Federação da Indústria de Alagoas, Sebrae, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Meyer e Federação do Comércio de Alagoas.


Inscreva-se agora mesmo