“O segredo das empresas está nas pessoas”, revela o fundador da Mormaii
Surfista, médico e administrador, Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, foi um dos palestrantes da tarde desta quinta-feira (05) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O fundador da loja de roupas e acessórios de esportes outside Mormaii trouxe para o público do Pajuçara Management o tema Liberdade com Responsabilidade, discutindo de que forma é possível implantar novas formas de liderança e manter o sucesso do negócio.
“Para alcançar a liberdade é preciso ter responsabilidade. Nós seres humanos estamos nos preparando para um novo tempo, um novo tipo de consciência”.
Marco também atende pelo apelido Dr. Mormaii, pois abandonou a carreira de pediatra para se dedicar à confecção de roupas de alta tecnologia, resistentes às correntes frias dos mares de Santa Catarina. Com sede em Garopaba, a marca hoje tem mais de 20 mil lojas no país, mais de 40 empresas parceiras/licenciadas e filiais em 80 países.
Além de um moderno modelo de gestão moderno, a Mormaii pratica em suas rotinas de trabalho ações ligadas à sustentabilidade. “Sugeri o reaproveitamento das aparas (sobras) de roupas de neopreme – borracha sintética – para confecções de chinelos. A ideia deu tão certo, que comecei vendendo de 300 a 400 mil pares por ano! Depois, com o aperfeiçoamento do produto, o número aumento para entre 6 e 7 milhões anuais. Além de ecologicamente adequado, o meu negócio cresceu ainda mais”, contou Marco Aurélio.
Quando questionado sobre o caminho para o sucesso no mundo dos negócios, ele simplificou:
“Se você tiver vontade para realizar, você alcança o seu objetivo. Se eu consegui construir uma empresa em um local, a princípio sem água nem luz, qualquer um consegue. A energia que cada um tem é uma coisa fantástica, só estamos dispersos”.
Entre as gigantes do ramo, a história da Mormaii foi construída com base nos colaboradores e no bem-estar deles. Para se ter uma ideia da relação patrão / empregados, com 40 anos de funcionamento, a empresa possui menos de 10 ações trabalhistas.
“Empresas são pessoas. Se você for um bom administrador você conhece o ser humano, portanto é só você saber mexer com o seu material mais sagrado: os colaboradores. Pessoas certas no lugar certo é o segredo. Passei três anos em uma volta ao mundo num catamarã e quando voltei a minha empresa estava bem melhor. O grande desafio é o desapego, você tem que delegar às pessoas certas!”, aconselhou.
Se quiser ler mais sobre o empresário Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, acesse o perfil dele no Blog do Management e conheça essa história de sucesso!
Curiosidade
Você sabe porque a empresa se chama Mormaii? É a junção de Morongo, apelido de Marco Aurélio, Maira, sua primeira esposa e Hawaii, o berço do surf.