Investimento em capital humano: o segredo das grandes organizações
Atração confirmada do Pajuçara Management 2016, a psicóloga e coach Vicky Bloch conversou com nossa equipe sobre a importância da gestão de pessoas para o sucesso das organizações. Ela é especialista no assunto, com experiências em cargos gerenciais e diretorias na área de Recursos Humanos. Ela também lecionou MBA de Recursos Humanos da FGV-SP e é ex-monitora do curso de Family Business de Harvard.
No Pajuçara Management, Bloch apresenta palestra sobre a liderança em tempos turbulentos, no dia 8 de junho, às 10h, no painel em comemoração aos 15 anos da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
Abaixo, uma prévia do que pensa a convidada:
PM – Qual é o impacto do investimento em capital humano para o desempenho das organizações?
O investimento em capital humano é a fonte mais importante e de maior impacto nos resultados de uma organização. Ele tem a importância não só de melhorar a capacitação do funcionário, no seu desempenho cotidiano, mas também de melhorar no processo educacional, o que cria também a possibilidade de esses indivíduos serem mais inovadores, saberem trabalhar melhor em equipe e terem melhores condições de se relacionar.
PM – O país enfrenta um momento de recessão econômica e esse cenário tem afetado diferentes setores do mercado de trabalho. O que é importante priorizar, neste momento?
Hoje, quando se fala num país com forte impacto na redução da força de trabalho e onde há pessoas multitarefas, com acúmulo de atividades, os investimentos – seja em treinamento de tecnologia, em opções de redução de estresse ou capacitação para discernimento na hora de tomar decisão – fazem com que as pessoas possam se tornar mais efetivas.
PM – Entre esses processos, qual é a principal medida para garantir melhorias na dinâmica das organizações, na rotina de trabalho e nos resultados das empresas?
Sem dúvida nenhuma, quando eu penso no mundo de hoje, no cenário do Brasil, a atenção individual talvez seja a questão mais importante. Os processos de avaliação de desempenho, com foco em reforçar aquilo que o indivíduo sabe fazer de melhor, pode criar condições para que se exponha mais em suas áreas de fortaleza, criar um novo ambiente de trabalho e gerar um engajamento da folha de trabalho.