Adriano César palestra no Pajuçara Management

Adriano César: “Coaching não é terapia”

Você já deve ter ouvido falar sobre coaching. O termo, em inglês, vem sendo utilizado com cada vez mais frequência entre profissionais e estudantes das mais diversas áreas. Para esclarecer verdades e mitos sobre o assunto, o consultor organizacional representante do Sebrae, Adriano César, iniciou a tarde de palestras do 2º dia do Pajuçara Management.

 

“Coaching não é um encontro único, mas um processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Ajuda a pessoa a ser o que ela quer, respeitando sonhos e desejos. Nós orientamos a pessoa para que ela atinga todo o seu potencial”, resumiu Adriano.

 

Antes de se aprofundar no tema, o consultor deu o significado das palavras relacionadas a este processo. São elas:

 

  • Coach: é o facilitador, o treinador.
  • Coachee: a pessoa que se submete ao processo de coaching.

 

“O coach é o  profissional habilitado para fazer uso de uma metodologia que conduza ao processo de coaching”, disse Adriano. De acordo com o especialista, é preciso que a pessoa queira participar desse processo. “Não adianta fazer porque o chefe mandou. O coachee precisa querer para que dê certo”, alertou.

Adriano César no Pajuçara Management

Para Adriano, coaching também é a arte de ouvir e de perguntar. ”Provocamos reflexões que levam a ações. Quanto mais perguntas inquietantes, mais resultados teremos. No início pode não ser tão fácil, mas ao longo das fases desse processo, quando a pessoa vai atingindo seus objetivos, percebe que vale a pena”, disse. Durante esse tempo, o coach fragmenta metas para que seja possível alcançar um passo maior.

Difundido de maneira cada vez maior e mais rápida no Brasil, o coaching ainda confunde algumas pessoas, por isso Adriano desmistificou alguns mitos sobre o treinamento.

 

O que o coaching NÃO É?

 

Não é terapia

“Não nos prendemos ao passado das pessoas”.

 

Não é aconselhamento

“Não vamos aconselhar, vamos ajudá-lo a atingir seus objetivos”.

 

Não é consultoria

“Não intervimos no negócio”.

 

Não é bate-papo
“Tudo é conduzido com técnica e imparcialidade, não é conversa de amigos”.

Adriano César palestra no Pajuçara Management

O consultor diz que são duas as principais motivações de quem procura um profissional de coaching: dor e prazer. Quando trata-se de dor, geralmente a pessoa deseja eliminar alguma insatisfação, um incômodo. Já se foi o prazer que a motivou, ela quer elevar performance. “Sou bom, mas quero ser melhor!”, exemplificou.

Adriano conlcluiu sua apresentação mostrando como o coaching se aplica nas organizações, evidenciando que cada processo é focado, breve e intenso.

 

Continue acompanhando nossa cobertura exclusiva aqui no Blog do Management! Até já!

1ª agência alagoana especializada em Marketing de Conteúdo. Acesse www.emcontexto.com e saiba como potencializar o relacionamento com seus clientes.


Inscreva-se agora mesmo