Para que serve o conceito de cultura organizacional?
O envolvimento entre as pessoas nas organizações não se estabelece apenas pelo lado racional, por regras ou contratos. Mobilizar ou influenciar as pessoas pressupõe abordagens muito diferentes. É o que explica a consultora de empresas Patrícia Tavares, responsável por projetos em empresas como L`oreal, Itaú, Shell, Votorantim e Petrobrás.
“A dinâmica nas relações humanas depende, principalmente, de abordagens muito sutis e cheias de sensibilidade, capazes de fazer com que um grupo se enxergue por meio de fatores como crenças, valores, hábitos e conhecimentos”, contou a especialista, uma das palestrantes do Pajuçara Management 2015.
Sócia-diretora da empresa Nexus Consultoria, ela lida com projetos de gestão de desempenho, cultura organizacional e planejamento estratégico para otimização de negócios.
Confira:
“A cultura organizacional vai ajudar a direcionar meu olhar e entender em que devo prestar atenção antes de implantar uma mudança, facilitando minha interação com o grupo de trabalho e meu entendimento sobre sua identidade e formas de comunicação”, revelou, garantindo que dá sim para realizar mudanças em uma estrutura empresarial enraizada, mas é preciso “pedir licença”.
Toda a experiência na área de gestão da consultora será compartilhada com os participantes da 13ª edição do Pajuçara Management, durante o Painel Poder e Influência, que acontece no dia 11 de junho, a partir das 14h.