Jean-Michel Cousteau: “temos uma responsabilidade enorme nas mãos”
O caráter ambiental da sustentabilidade foi tema da palestra do francês Jean-Michel Cousteau, na noite de abertura do 12º Pajuçara Management, nesta terça-feira (03). Pela primeira vez no Nordeste brasileiro, ele compartilhou com o público suas experiências e preocupações. O ambientalista é filho do lendário oceanógrafo Jacques Cousteau, pioneiro na exploração do fundo do mar.
‘’O país de vocês pode mostrar a importância do meio ambiente para o resto do mundo. 1/5 de toda água doce de qualquer parte do planeta se encontra na região da Amazônia. O território de rios, lagoas, a floresta é tão grande quanto os Estados Unidos, que tem proporções continentais”, destacou.
Durante a apresentação, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jean-Michel propôs uma reflexão exibindo por três minutos um vídeo gravado durante um passeio entre o Alaska e o Hawaii, num trecho em que as baleias corcundas se agrupam para copular, dar a luz e cuidar umas das outras. “Reflitam sobre o que podem fazer para ajudar a si próprio, aos seus filhos e netos. Entendo que eles devem ter os mesmo direitos e privilégios que nós temos”, completou.
O educador e ecologista contou sobre sua atuação – em especial nos oceanos – e falou sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Segundo Jean-Michel, por ano, cerca de 5 mil crianças vão a óbito porque não têm acesso à água de qualidade. “Temos que parar de utilizar o oceano como esgoto universal. A emissão de CO2 acelera as mudanças climáticas, acidifica os oceanos, destrói arrecifes, corais. Temos uma responsabilidade enorme em nossas mãos, precisamos tomar conta da nossa casa”, alertou. Suas ideias atestam o ditado de que o mar é mesmo o berço da vida: “Se você proteger o oceano está protegendo a si próprio”.
Ao final da apresentação, o jornalista Rodrigo Cavalcante e o professor e mestre em Oceanografia Gabriel Le Campion participaram de um bate-papo com o convidado, que contou com a interação da plateia.
Fronteiras Braskem do Pensamento
A vinda de Cousteau, o primeiro palestrante internacional do Pajuçara Management, foi fruto da parceira do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) com a Braskem e o Fronteiras do Pensamento. O projeto fomenta discussões sobre os mais diversos, como ciência, educação e artes.
“A parceria com o Fronteiras do Pensamento permite abordar com pluralismo temas contemporâneos e que apontem perspectivas para o futuro. A Braskem, uma das empresas mais inovadoras do mundo, também inova em Alagoas trazendo um ambientalista de renome internacional”, comemorou Milton Pradines, gerente de relações institucionais e marketing da Braskem em Alagoas.
Gostou do que leu, mas ainda não se inscreveu? Ainda dá tempo! Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (82) 3031.3563/ 9657.0555 e pelo e-mail participe@pajucara.com ou na secretaria do evento, no Centro de Convenções, a partir das 14h.