Dinamismo e inovação marcam 12ª edição do Pajuçara Management
A 12ª edição do maior encontro de educação corporativa do Norte/Nordeste chegou ao fim mostrando porque o Pajuçara Management já faz parte do calendário de gestão, comunicação, inovação e empreendedorismo do país. Durante os três dias do evento, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, foi possível conhecer histórias de sucesso e trocar experiências com grandes líderes do mundo dos negócios.
Mais de 10 palestrantes subiram ao palco do Teatro Gustavo Leite para apresentar as diversas vertentes do tema central Sustentabilidade: Uma Nova Consciência na Gestão Empresarial. O público, formado por empresários, empreendedores e estudantes, teve acesso às trajetórias profissionais de executivos como Sérgio Chaia, ex-CEO da Nextel, e Marco Aurélio Raymundo Morongo, o fundador da Mormaii, que contagiou os participantes com a sua leve maneira de gerir o império de roupas e acessórios outside.
Uma parceria com a Braskem trouxe, pela primeira vez, um palestrante internacional ao Pajuçara Management. As boas-vindas ao evento foram dadas por um dos mais importantes ambientalistas da atualidade, o professor Jean-Michel Cousteau, filho do lendário Jacques Cousteau, que ficou conhecido por ser precursor na exploração do fundo do mar. O palestrante abordou o caráter ambiental da sustentabilidade nos negócios e a importância da preservação da fontes de água doce do país.
“Temos que parar de utilizar o oceano como esgoto universal. A emissão de CO2 acelera as mudanças climáticas, acidifica os oceanos, destrói arrecifes, corais. Temos uma responsabilidade enorme em nossas mãos, precisamos tomar conta da nossa casa. Se você está protegendo o oceano, está cuidando de si mesmo”, disse o ambientalista.
Com mais de 100 profissionais no staff, o 12º Pajuçara Management ratificou o compromisso do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) com o desenvolvimento do estado, além da preocupação com a sustentabilidade — um convênio com o Instituto Para a Preservação da Mata Atlântica permitirá que a emissão de gás carbônico seja convertida em ações ambientais.
“Mais uma vez terminamos o evento com a sensação de que cumprimos nossa missão de proporcionar aos participantes contato com grandes pensadores sobre um tema tão relevante. A edição 2014 do Pajuçara Management foi uma das mais consistentes e completas, tanto pela competência dos palestrantes quanto pela complementariedade como o tema central foi tratado. Não economizaremos esforços para superar as expectativas na próxima edição”, disse André Vajas, diretor executivo do PSCom.
Diversos estandes montados no local convidavam o público a ter um momento de descontração: jogos de videogame, fotos instantâneas e até a possibilidade de fazer um test drive em um veículo mobilizaram os participantes, que também receberam diversos brindes durante as ações promocionais.
Parceiros como o Sebrae, levaram discussões sobre empreendedorismo e gestão de forma mais regionalizada, fazendo com que o público percebesse que é possível transformar ideias em realidade no nosso estado. O Painel Alagoas foi contada a história de duas pratas da casa: Marcos Tavares, da Aby´s Calçados, e Dr. Rui Costa, da Medradius, contaram a história de duas empresas genuinamente alagoanas, deixando o público emocionado.
Uma das abordagens que mais chamou a atenção foi a da jornalista Olga Curado, que palestrou sobre um tatame e chegou a executar golpes de aikido diante de um público atento e animado.
O encerramento foi feito com chave de ouro. O carnavalesco Paulo Barros levou uma mensagem bastante positiva e mostrou que, para crescer, é preciso não ter medo de inovar. E como todo grande evento, o Pajuçara Management 2014 terminou com música. O teatro se transformou em avenida e o público foi contagiado com o batuque de samba da BandaSabaki.
O 12ª Pajuçara Management já deixou saudade. Em 2015 não será diferente, teremos mais novidades! Até lá!