Aby´s e MedRadiUs: pratas da casa apresentam histórias de sucesso
O Painel Alagoas, momento destinado aos empreendedores alagoanos no 12º Pajuçara Management, levou ao palco as histórias de sucesso da MedRadius e da Aby´s Calçados. A ideia foi apresentar ao público a trajetória das empresas que brilham no mundo dos negócios. Confira!
Aby´s Calçados
A história da loja começou a ser escrita com a venda de um veículo Passat, modelo 1980. Segundo Marcos Tavares, filho do fundador Abdias, o veículo foi o “capital social da loja”. Hoje a Aby´s possui 750 funcionários, 30 lojas nas praças de Maceió, Arapiraca e Aracaju, onde lidera o mercado dos calçados, além de estar entre os maiores contribuintes de ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços) de Alagoas.
“Todos os nossos gerentes foram vendedores, nossa ideia é valorizar prata da casa. Temos funcionários desde a fundação da empresa e acreditamos que nosso estado e nosso país têm potencial, basta cada um fazer sua parte”, opinou Marcos Tavares.
Entre as ações que contribuíram para o sucesso estão o planejamento, o estudo do mercado, a segmentação do negócio e a comunicação marcante – chegando até a contratar o garoto propaganda do maior corrente no mercado alagoano. Atualmente, a loja tem produtos de diferentes linhas – Aby´s Sports, Usaflex e Studio Aby´s – para atender aos mais diversos públicos. Apostando uma forte tendência no âmbito esportivo, a empresa também criou o Circuito Aby´s de Corrida de Rua, prestigiado por centenas de atletas amadores e profissionais a cada edição.
MedRadiUs
O neurocirurgião Rui Costa, fundador da MedRadiUs, sempre gostou da escolha que fez pela medicina. A inquietude e a vontade de planejar melhor a atividade médica foram grandes responsáveis pela vontade de criar uma empresa. A clínica de diagnóstico por imagem, fundada em 1997, se destaca pela valorização dos profissionais, através da Gestão de Conhecimento.
Nos primeiros anos de funcionamento, enfrentou alguns problemas financeiros, mas mesmo assim não desistiu do empreendimento. Para solucionar a questão, o fundador lançou mão de alguns bens e decidiu quitar as dívidas, por acreditar que o negócio voltaria a dar certo. “Nosso fluxo de caixa ficou de ponta a cabeça. De uma hora pra outra não conseguíamos pagar as contas. As dificuldades e o caos, invariavelmente, nos levam a tomar decisões que sem as situações adversas não vislumbraríamos”.
Segundo Rui Costa, as lições diante das crises vêm para o crescimento profissional e melhoria. Acreditando em um modelo de gestão horizontal sincrônico, mostrou que a sintonia entre os setores e seus colaboradores é fundamental.
“Entender as pessoas é o primeiro fundamento de uma empresa. Não podemos esquecer de treinar, de desenvolver metodologia de trabalho”, afirmou o empresário.
Se você quer conhecer mais histórias inspiradoras como as vividas por Rui Costa e Marcos Aby´s, continue a visita no Blog do Management!