_OME2973

Fernando Honorato discute perspectivas e desafios do cenário econômico mundial

Perspectivas e desafios dos cenários econômicos do Brasil e do mundo. Esse foi o foco principal da palestra que o economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato trouxe para empresários, gestores, líderes e futuros empreendedores do maior evento de Gestão e liderança do Norte-Nordeste, nesta quarta-feira (06).

Em meio a esse cenário de instabilidade, o economista ofereceu ao público respostas para essas e outras questões que afetam as finanças, a tesouraria e a gestão de riscos das empresas. Honorato mostrou como o ambiente internacional está mudando e ficando mais difícil para os países emergentes. As taxas de juros estão subindo lá fora e isso implica no cenário econômico do Brasil.

“Nesse ambiente internacional, é fundamental que o Brasil aprofunde as reformas, porque apesar de já ter um caminho razoavelmente trilhado, só assim seremos capazes de acelerar o crescimento, a geração de emprego e, portanto, ter o país que imaginamos, muito mais pujante, daqui a alguns anos. O recado central é que a gente tenha uma direção correta aqui no Brasil para navegar no ambiente internacional mais volátil e aprofundar as reformas depois das eleições”, pontuou o economista.

Ainda segundo Fernando Honorato, os países emergentes podem cumprir um papel importantíssimo no cenário contemporâneo, não sendo foco de crise e ajudando a economia global a crescer.

“Os países emergentes, hoje, têm muito menos vulnerabilidade do que eles tinham 10 ou 20 anos atrás. Quando se discutia a crise dos emergentes, eram crises muito mais severas. Com as reformas, podem realizar – no caso do Brasil, intensificar o ajuste fiscal, a Turquia reduzir a inflação, entre outros – esses países podem contribuir para ser estabilizadores do ambiente internacional à medida em que se diminui a fonte de incerteza associada aos problemas de cada um deles”, afirmou.

No geral, a resposta de Honorato ao tema da palestra – ‘Cenários Econômicos: desafios e perspectivas para economia nacional’ – é que a economia sempre segue seu curso. Sabendo disso, o empreendedor deve estar preparado para enfrentar os desafios.

“O Brasil é um país com um grau de empreendedorismo bastante considerável, então, acredito que vale a pena apostar que, no fim das contas, vai prevalecer a racionalidade econômica, com uma agenda de reformas que vai colocar o país nos trilhos. Apostando nisso, acredito que podemos ter um ciclo de crescimento bastante interessante, com a redução do desemprego de forma controlada e contida. Aí veremos o crescimento, de fato, acelerar”, finalizou.

Por Algo Mais Consultoria e Assessoria

rodape-blog


Inscreva-se agora mesmo