IMG_9939

“A melhor reforma política brasileira foi feita pela Lava-Jato”, diz Marcus Melo

O foco da primeira palestra de hoje (31) do Pajuçara Management, nesta manhã, foi política. Não podendo ser diferente, a crise brasileira foi o tema da vez. Definida pelo palestrante Marcus Melo como “a tempestade perfeita”, a crise tem origens bem definidas. Em poucas palavras, o palestrante opinou sobre um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos: “a melhor reforma política foi feita pela Lava-Jato”.

Entre os maiores problemas, está a fragmentação extrema do sistema partidário brasileiro.

No Brasil se cria praticamente um sindicato por dia: são mais de 300 por ano. E com os partidos políticos não é diferente.

Segundo Marcus Melo, nunca nenhum país teve um sistema político tão fragmentado.

“Já chegamos num nível estadual ao maximo de fragmentação matematicamente possível. Em um terço dos estados brasileiros, já chegamos a esse quadro. Significa que todos os deputados, em 7 estados brasileiros, vêm de partidos diferentes. Isso é, de fato, muito preocupante”, opina o cientista político.

Conforme citado na palestra, de cada 20 deputados, todos eles vêm de partidos diferentes. Em nível nacional, significa ter 513 cadeiras na Câmara e 500 partidos politicos representados. O detalhe é que estão todos eles sentados, para entrar em um consenso.

Na opinião de Marcus, o Brasil precisa voltar a ter o mesmo número de partidos efetivos que tivemos em 1940: nada mais que quatro partidos. “Essa patologia tem que acabar”, afirma ele.

Nomeado de “colapso partidário”, esse momento político é assustador para Marcus Melo. “Os partidos estão se proliferando. Chega a ser esquizofrênico”, pontua.

Management 2017

Ainda não garantiu a participação no Pajuçara Management? As inscrições podem ser feitas pela internet, no site http://management.pajucara.com/ e continuam abertas a profissionais e estudantes. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos contatos (82) 3031-3563 e (82) 99657-0555, por e-mail participe@pajucara.com.

Referência entre as regiões Norte e Nordeste, o evento conta com o patrocínio de grandes marcas e instituições. Para que mais uma edição seja realizada com sucesso, o evento é patrocinado Prefeitura de Maceió, Correios – Governo Federal, Unimed Maceió, Centro Universitário Unit, Sistema Fecomércio- AL, Maceió Shopping, Sesi, Senai e Sebrae.

 


Inscreva-se agora mesmo