WBM-FINAL1

Walt Disney: a história mágica que ensina sobre empreendedorismo

A superação de desafios e inovação são temas atrelados ao empreendedorismo, uma abordagem que, de forma ampla e atualizada, estará em pauta no Pajuçara Management. Enquanto o evento não chega – faltam 30 dias – o Blog do Management segue com os assuntos que serão discutidos pelos palestrantes de peso confirmados para a edição comemorativa de 15 anos. Na publicação de hoje, uma dica aos que buscam em filmes inspirações para a vida.

WBM-MEIO1

Lançado em 2014 e disponível em canais e plataformas digitais, a exemplo de Netflix, “Walt antes do Mickey” é uma verdadeira lição sobre sonho, persistência e empreendedorismo. O drama biográfico conta a história de Walt Disney, dono do maior estúdio de animações e criador do emblemático Mickey Mouse. O filme mostra a infância do garoto criativo que via o mundo com outros olhos. Tinha em sua mente o mundo mágico que idealizou após anos seguidos de dificuldades que, se não persistisse, não teria deixado o legado que até hoje encanta a todos, dos menores aos maiores.

A paixão de Walt por desenhos e ilustrações era vista pelos pais e familiares como um interesse bobo que não deveria levar a frente. A criatividade não se limitou e as broncas não foram capazes de fazê-lo desistir e continuou a rabiscar. Apesar do talento ignorado, Walt seguiu sonhando até que, já rapaz, abriu o seu primeiro estúdio: Laugh-O-Gram, conquista que marca também o início das dificuldades.

want-antesdomickey-06

Walt ficou sem moradia e passou fome – chegou a se alimentar de restos que encontrava no lixo. Com as dificuldades, teve de recorrer a empréstimos e, ainda assim, não conseguia manter as contas do estúdio em dia, tampouco pagar os vencimentos dos funcionários. O criativo foi trapaceado, criou personagens e os teve roubados. Com uma sequência de dificuldades, algo que muita gente não imagina que ele passou, Walt fechou as portas do Laugh-O-Gram, mas não desistiu do sonho.

Com frases emblemáticas – uma das mais conhecidas é “se você pode sonhar, você pode realizar”, ele seguiu em frente e criou o rato mais famoso do mundo, Mickey Mouse. Se tivesse desistido por conta das dificuldades, incluindo a descrença dos pais e as trapaceadas, talvez hoje não tivéssemos o encanto dos filmes produzidos por seu estúdio, que motivam os telespectadores a acreditar e não desistir dos sonhos.

walt-disney-world

A vida de Walt Disney retratada no filme é algo que muito se vê no empreendedorismo: é preciso acreditar, persistir, inovar. Desistir não é o caminho, seguir perseverante e encontrar novos rumos é a forma de vencer. Confira o trailer, assista ao filme e reflita.


Inscreva-se agora mesmo