banner

Verônica Gurgel explica como criar e inovar na crise

Empreendedores de diferentes segmentos tiveram a oportunidade de entender como inovação e criatividade podem tornar seus negócios mais competitivos, principalmente no período de crise, com a coach Verônica Gurgel, uma das atrações do Pajuçara Management 2016. Especialista em Gestão Estratégica e Avançada em Negócios, a palestrante representou o Sebrae Alagoas, instituição reconhecida como a principal apoiadora à criação, expansão e modernização de micro e pequenas empresas.

De acordo com Verônica Gurgel, o momento de instabilidade política e econômica torna o mercado mais competitivo e exige das organizações dois passos importantes: mudar e se adaptar. “A crise também é benéfica porque amplia as possibilidades de criação. Faz a gente sair da zona de conforto, se desapegar de modelos antigos de gestão e inovar diante de um momento turbulento”, esclareceu.

Segundo a consultora, para criar novas oportunidades e encontrar soluções para o momento difícil da economia, é preciso força e mobilização organizacional. “É necessário conhecermos a fundo as forças e as fraquezas de gestores, sucessores e funcionários. Tudo começa no ambiente interno, onde estão todos os problemas e as soluções da empresa”, lembrou Verônica Gurgel.

veronica

Para isso, o primeiro passo deve ser dado pela cúpula da organização, para que depois as mudanças cheguem a seus funcionários. “Não adianta contratar consultoria, se não houver sustentação na empresa. É importante escutar os colaboradores, que sabem muito da empresa e só esperam um espaço para falar. Também é necessário estimular o lado criativo da equipe, levando em consideração as aptidões de cada um”, destacou.

Gurgel explicou que para inovar é preciso correr riscos, pensar em todas as possibilidades do negócio e estimular as conexões emocionais. “Inovação pode não ter nada a ver com tecnologia, é uma questão de comportamento. Para que ela aconteça, é preciso pensar em como aumentar a qualidade do seu serviço, sem interferir no tempo e no custo. A ideia não precisa ser apenas boa, tem que ser eficiente e rentável. Para ser mais competitiva, a ideia tem que dar retorno”, avaliou a consultora do Sebrae.

Empretec

Verônica Gurgel também apresentou os serviços ofertados pelo Sebratec, dedicado a soluções personalizadas e criativas para quem deseja aproveitar as oportunidades do mercado e tornar os negócios mais competitivos. Por meio dele, o Sebrae auxilia os microempreendedores com a concepção e o registro das marcas, design de ambientes e de serviços, assim como consultorias em qualidade de atendimento e serviços online.

Durante toda a quarta-feira, 8, o Pajuçara Management segue com ciclo de palestras para estudantes, executivos e empresários de diferentes segmentos. Nesta edição, o evento debate “Superação e Legado para as próximas gerações”. Entre as atrações mais esperadas, está o empresário Carlos Wizard, o professor de inglês que se tornou um dos maiores empreendedores brasileiros, que entra em cena às 18h20 .

As inscrições ocorrem no local do evento, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O Pajuçara Management, o maior evento corporativo das regiões Norte e Nordeste, tem o patrocínio de empresas referenciadas no país, como Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Braskem, Maceió Shopping, Unimed, Sebrae, Unit, Meyer e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

O evento também tem o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), do Hotel Jatiúca, da Taiyo Honda, da Gráfica JB, do Café Santa Clara, da Fika Frio e do Lopana. Também apoiam o encontro a Elemídia, a JRS Consultoria e a Sandes, a NET e a Sandes Estofados.

Confira a programação completa aqui.


Inscreva-se agora mesmo