food

Criatividade, planejamento e determinação transformam o cenário dos pequenos negócios

Se a maré não está pra peixe, muitos empreendedores atacam com a criatividade para transformar a habilidade na gastronomia em negócio lucrativo. Mais que uma tendência, os food trucks ganham popularidade e espaço no mercado. Apesar de antiga, a atividade passa por uma transformação: a venda de comida nas ruas está de cara nova, ainda mais moderna e atrativa.

Contato direto com o público e baixo custo de manutenção são algumas das vantagens do negócio. Mas é preciso planejamento, gestão e conhecimento de mercado para torná-lo um grande empreendimento. Foi dessa forma que os sócios Deco Sadigursky e João Paulo Gomes transformaram um pequeno trailer em uma hamburgueria conceito.

black beef

Apesar de ser uma lanchonete móvel, ela já tinha lugar marcado: a Avenida Amélia Rosa. Pouco tempo depois, ganhou seu primeiro ponto físico, com cozinha industrial e 70% das iguarias com produção própria, no mesmo local onde antes funcionava o trailer. “A gente soube criar oportunidades e transformar uma tendência em algo maior, sempre em busca da inovação. Hoje, temos o ponto físico, mas continuamos com os food trucks e já estamos com o delivery em fase de elaboração”, revela João Paulo Gomes.

Ele também anuncia planos ainda maiores para a marca. “A perspectiva é ampliar os negócios em cadeia nacional. A ideia é tornar a marca uma rede de franquias em todo o Brasil. Para isso, contratamos consultores especializados em franquias e mapeamento de processos internos”, detalhou.

Logo, a marca conquistou ponto fixo, no mesmo lugar, com cozinha industrial e novos produtos no cardápio

De acordo com o consultor econômico Rômulo Sales, essa compreensão dos processos das empresas é fundamental em períodos de recessão.

“Muitas vezes, as empresas só percebem tardiamente a necessidade de estabelecer metas, ter um plano de gestão e um controle de resultados. Quando isso não existe, a situação se agrava na crise”, ressalta.

Mas, conhecer os fatores externos ao seu negócio também é importante para aqueles que desejam alcançar melhores resultados.

“É fundamental, para qualquer negócio, fazer uma análise do cenário nacional, como olhar a projeção da inflação, a taxa de juros Selic, os impostos, os incentivos fiscais de uma região específica. O mapeamento desse cenário é fundamental para os resultados da empresa”, explica Sales.

Iniciantes

palha

Esses cuidados também são importantes para quem está no começo, como a empreendedora Vânia Neves. Inspirada em um dos doces que caiu no gosto do freguês, a palha italiana, ela usou a criatividade e tem conquistado o mercado local com a Palha Alagoana, de um jeito inusitado: com uma bike.

“Fiz algumas pesquisas para saber mais sobre a palha italiana, que recebe esse nome, mas é brasileiríssima, porque é feita à base de brigadeiro e biscoito. Foi assim que decidi criar minha marca com nome alagoano”, contou.

Além do ponto fixo que é a pracinha no antigo Alagoinhas, na Praia de Ponta Verde, de quinta a domingo, Vânia leva sua bike para casamento e festas de aniversário. E melhor, a palha alagoana, além de saborosa, ganha traje de gala, de acordo com a ocasião. Ah, e a bike também recebe um banho de loja.

Investimento é para todos

Carlos Wizard, o professor de inglês que tornou-se um dos maiores empreendedores do Brasil, conta a sua história no Pajuçara Management 2016

Não importa o tamanho dos negócios, seja em trailer, lanchonete, bike ou restaurante, investir na qualificação dos serviços e estar preparado para o mercado é um princípio básico para quem deseja dar um salto no empreendimento. Para enfrentar os desafios em um ano de recessão e traçar estratégias eficazes, conhecer o contexto político e socioeconômico do país é uma regra.

O assunto será pauta do Pajuçara Management 2016, nos dias 7 e 8 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Entre as atrações confirmadas está o empreendedor Carlos Wizard, o professor inglês que se tornou um dos maiores empresários do Brasil.

As inscrições para o evento são feitas pelo site ou pelos telefones 3031-3563/ 999657-0555. Até 29 de abril, os investimentos variam de R$ 210 a R$ 420, com descontos para estudantes e microempreendedores individuais, além de pacotes corporativos.


Inscreva-se agora mesmo