business

Como crescer na crise?

A Intenção de Consumo das  Famílias (IFC) brasileiras chegou a cair 78,4 pontos, em 2015, com base numa escala cujos resultados inferiores a 100 indicam insatisfação com o cenário atual. Os dados foram apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Mas, se a confiança do consumidor aponta para índices cada vez menores, é possível atingir bons resultados nos negócios? Confira algumas dicas para fazer sua empresa crescer e superar a retração econômica:

1. É preciso esforço para recuperar a confiança dos clientes

Não é uma tarefa fácil, mas necessária. Seja realista, faça um balanço de onde a sua empresa está e aonde você quer chegar. A economia passa por um ano difícil, por isso, trace metas que possam ser atingidas.

2. Convide a equipe para pensar em novas estratégias

É importante permitir que seus colaboradores façam parte desse plano. Os funcionários envolvidos no atendimento, por exemplo, podem ter informações relevantes sobre o cliente e trazer ideias inovadoras.

3. Defina o papel de cada colaborador neste momento

Cada funcionário é fundamental para os resultados de uma organização. Neste momento, quem souber trabalhar em equipe pode encontrar mais mecanismos para superar as dificuldades e prosperar.

4. Fique de olho nos clientes fiéis

Na época do desespero, muitos empreendedores correm atrás de novos clientes, mas não prestam atenção naqueles que estão sempre no seu ponto de vendas. Por isso, tenha uma base de dados com os contatos dos clientes, converse com eles, entenda o que eles procuram e como a sua empresa pode sair fortalecida da crise.

5. É preciso mudar

Os períodos de turbulência servem, também, para avaliar tudo o que você pensa conhecer e dominar muito bem. Há vários exemplos de empresas que embarcaram na ilusão de repetir o passado e fracassaram. Mudar é necessário, mas com metodologia e ordem.  Comece reavaliando seu plano de negócio!

Gostou das orientações? O Pajuçara Management 2016 traz ainda mais conteúdos sobre o mundo corporativo. Nos dias 7 e 8 de junho, o evento traz para Alagoas uma equipe de peso para debater o cenário político e econômico do Brasil e apresentar as melhores estratégias para enfrentar o momento atual.

Com o tema Superação e Legado para as novas gerações, o encontro proporciona uma imersão no conhecimento para aqueles que desejam criar oportunidades na crise. Para participar, basta realizar inscrição pelo site ou pelos telefones 3031-3563/ 999657-0555.

 


Inscreva-se agora mesmo