Paulo Barros, carnavalesco da Mocidade de Padre Miguel

Paulo Barros e a fórmula do sucesso

O tradicional Carnaval do Rio de Janeiro nunca mais foi o mesmo depois da chegada de Paulo Barros nos barracões das escolas de samba da Cidade Maravilhosa. Com passagens pela Estácio de Sá e Viradouro, o revolucionário carnavalesco escreveu, definitivamente, seu nome na história da festa mais popular do país. Esse ano, o palco da 12ª edição do Pajuçara Management abre-alas para o tricampeão pela Unidos da Tijuca.

Paulo Barros contou a história de personagens e temas simples e com forte apelo popular. Em 2010, com o tema É Segredo!, a icônica comissão de frente fez truques de mágica na Marquês de Sapucaí e, mesmo depois do Carnaval, se apresentou durante todo o ano em diversas cidades brasileiras. Dois anos depois, em 2012,  a estrela foi o Rei do Baião Luiz Gonzaga, no ano do seu centenário. Em 2014, a escola levou a faixa de campeã homenageando Ayrton Senna, com o título Acelera, Tijuca!.

Ouça o samba-enredo da Unidos da Tijuca esse ano:

Ao comentar com o Blog do Management sobre suas ideias de vanguardas e cheias de ousadia, Paulo Barros resumiu:

Toda mudança leva um tempo para ser assimilada. Como numa empresa, conceitos antigos e pré-estabelecidos são difíceis de serem transformados ou modernizados. Novas ideias têm que ser encaradas como um processo de mudança. Hoje, vejo claramente que os próprios julgadores já consideram as mudanças como uma referência do Carnaval atual.

Para Barros, apesar das escolas de samba terem ganhado status de empresa e que, por isso, exigem gestão e postura cada dia mais profissionalizada, o Carnaval se aprende a fazer na comunidade, dentro do barracão. “O domínio de administrar um processo de criação vem da experiência dentro da própria escola de samba. Carnaval se aprende fazendo! As minhas referências vêm da vida e, principalmente, de quem deve ser o verdadeiro foco: o espectador (…) Para fazer bem é preciso tentar enxergar com os olhos do outro”, resumiu Paulo.

Paulo Barros com seu famoso carro alegórico, O DNA Humano

 

Passado, presente e futuro

Antes de ser carnavalesco, Paulo Barros era comissário de bordo na extinta Varig, mas desde pequeno frequentava as rodas de samba da Beija-Flor, já que nasceu em Nilópolis. Foi na faculdade de Arquitetura que despertou o interesse pela arte e decidiu levar a alegria a milhares de pessoas durante os dias da Festa de Momo.

“A desconstrução de conceitos antigos e a renovação de ideias é fundamental para o sucesso de um produto novo, em qualquer área. Penso sempre em trabalhar e trabalhar e trabalhar. Fazer com que a minha mente se transforme a cada dia. O bom da vida é estar feliz!”.

Paulo Barros, na Unidos da Tijuca, com o troféu de campeão

 

Logo depois do fim do Carnaval desse ano, Paulo Barros deixou a Unidos da Tijuca e no Carnaval de 2015 estará à frente da Mocidade Independente de Padre Miguel. E ninguém tem dúvida que essa história vai dar samba! “Baseado em comprometimento, espírito de equipe, criatividade e inovação, uma escola de samba traduz sua gestão quando se torna referência de sucesso”.

Paulo Barros fala mais sobre sua fórmula no dia 05 de junho, às 17h45, na palestra Desconstruir é o Segredo. Inscreva-se! Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (82) 3031.3563 / 9657.0555 e pelo e-mail participe@pajucara.com.

 

1ª agência alagoana especializada em Marketing de Conteúdo. Acesse www.emcontexto.com e saiba como potencializar o relacionamento com seus clientes.


Inscreva-se agora mesmo