Pajuçara Management recebe Orlando Marques (Publicis)

Orlando Marques: o CEO do maior grupo de comunicação do mundo

Publicitário vai falar sobre regionalização da mídia no Pajuçara Management 2014

Um dos gigantes da publicidade do país será um dos palestrantes da 12ª edição do Pajuçara Managament, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de junho em Maceió. Orlando Marques é CEO da Publicis no Brasil, que depois da fusão com a Ominicom se tornou o maior grupo de comunicação do mundo. Para se ter dimensão da grandeza do negócio, a empresa detém as operações nacionais de agências como DM9DDB, Lew’Lara\TBWA, DPZ, AlmapBBDO, F/Nazca e Leo Burnett Tailor Made.

Mas o currículo de peso não termina aí: desde maio do ano passado, Orlando também está no comando da maior entidade de classe da categoria, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Depois de vinte anos de carreira dedicados aos departamentos comerciais de grandes jornais, o executivo escolheu entrar de vez no mundo da publicidade.

No início da carreira, ainda em Juiz de Fora, foi estagiário no extinto Diário Mercantil, quando começou a descobrir a paixão pelos anúncios. Nesta época abandonou a faculdade de Jornalismo e foi para São Paulo estudar na ESP, atual ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Orlando Marques - Publicis

Créditos: O Globo – Caboré 2012

Por telefone, Orlando Marques conversou com o Blog do Management e contou sobre mercado, perspectivas e criatividade, sendo categórico:

 

“Nosso mercado precisa saber gerenciar melhor os talentos, pagar melhor, premiar mais pela meritocracia e melhorar os processos internos para que as pessoas consigam trabalhar como uma verdadeira equipe”, explicou.

 

De acordo com o CEO, os materiais produzidos no país são respeitados mundialmente. “Estamos entre os melhores. No Festival de Publicidade Cannes, a maior premiação da categoria,  os brasileiros foram – e sempre são – premiados. Ano passado, a Ogilvy Brasil foi considerada a agência do ano”, exemplificou, citando a campanha Retratos da Real Beleza, da linha de comésticos Dove.

Confira a Campanha Retratos da Real Beleza

A toda poderosa criatividade

Quando questionado sobre a importância da criatividade para a atividade publicitária, Orlando entende que ela continua em lugar de destaque: “o talento é a criatividade, mas não a criatividade por si só, e sim um misto de inovação, proatividade, criação de soluções para o cliente e consumidor”, explicou.

Campanha Pôneis Malditos - Publicis - Nissan

Lew’Lara\TBWA, integrante do Grupo Publicis, ganhou prêmio de efetividade pela campanha Pôneis Malditos para Nissan.

Segundo Orlando, mensurar o processo de criação dentro de uma agência de publicidade é como perguntar quem é o mais importante, o presidente da agência ou o diretor de criação. Pergunta que ele mesmo responde: “o diretor, claro. O produto final da agência é o resultado da criatividade.”

 

O cliente tem sempre razão?

Quanto a esse jargão, o publicitário avisa: “tem razão quando tem razão (risos). É evidente que, quando o cliente não é racional, é preciso que seja dito a ele. Enquanto agência, estamos aqui para servir, mas não é uma relação de eu mando/você obedece. É uma relação de ganha/ganha, clientes que têm confiança constroem marcas mais fortes, não é possível fazer isso sem parceria”, resumiu.

No seu discurso de posse como presidente da Abap, Orlando Marques resumiu a sua missão. “Sou um profissional que muito cedo se apaixonou por um anúncio e que, ao longo da vida, entendeu como uma simples mensagem publicitária se transforma no mais precioso suporte da liberdade de expressão e da democracia”.

O CEO da Publicis Brasil palestra no dia 04 de junho, às 16h, sobre o tema Regionalização da Mídia. As inscrições podem ser feitas online, com preço promocional até o dia 16 de maio. Confira os valores e condições de pagamento.

Relembre campanhas históricas das integrantes do grupo Publicis

1ª agência alagoana especializada em Marketing de Conteúdo. Acesse www.emcontexto.com e saiba como potencializar o relacionamento com seus clientes.


Inscreva-se agora mesmo