_OME2526

Robinson Shiba destaca o “pensar fora da caixa”

Começou o Pajuçara Management 2018! E já em ritmo avançado, pois Robinson Shiba não perdeu tempo e falou de tudo um pouco: sua história na criação das redes China in Box e Gendai, comportamento empreendedor, inovação no pensar e, claro, sobre franquias.

A reinvenção foi o primeiro tópico, como parte importante do Pajuçara Management deste ano. Para o empresário, reinventar-se é inovar, mas não apenas nos negócios. Afinal, pessoas sempre fazem a diferença, em qualquer negócio.

“Reinvenção, muitas vezes, é inovar o seu mindset, a maneira como você pensa, como encara as crises, encara a necessidade da evolução e a inovação. Isso, sim, é uma atitude empreendedora. Há quem confunda o empreendedorismo com ‘pessoas que montam negócios’, quando, na verdade, empreendedorismo é comportamento”, destacou.

Uma das dicas para desenvolver tal comportamento empreendedor, seguiu Shiba, é justamente frequentar eventos como o Pajuçara Management, onde é possível ouvir histórias inspiradoras, conhecer casos de sucesso e fazer networking. “Aqui você também descobre que o que dói em você dói em outras pessoas, e isso gera identificação, cai a ficha e amanhã você acorda querendo fazer mais, produzir e renovar”, completou.

CHINA IN BOX – Já que estamos falando com o criador da maior rede de comida chinesa da América Latina, é impossível não perguntar sobre franquias. “Quem está pensando em franquear o negócio tem que ser dentro de um segmento que goste. O segundo passo, e o mais importante de todos, é: a partir do momento em que você escolher a marca, fale com o maior número de franqueados possível. Vá visitar a loja, pergunte se a franqueadora entrega aquilo que promete. Isso é fundamental antes de investir o dinheiro que você economizou durante toda a sua vida”, orientou Robinson Shiba.

Da mesma forma, teve recado para quem quer franquear o seu negócio. “Aquele que está pensando em franquear a sua marca tem que entender que passa de dono de restaurante ou de negócio para gestor de pessoas. Foi o que aconteceu comigo, pois no momento em que franqueei a minha primeira loja do China in Box, passei a gerir pessoas. É muito importante alinhar expectativas. Sugiro que respondam a duas perguntas: esse negócio realiza o meu sonho? Ele é escalável – quantas lojas dessa eu posso montar no Brasil ou no mundo?”, concluiu Shiba, de forma realista.

Por Algo Mais Consultoria e Assessoria

rodape-blog


Inscreva-se agora mesmo