kanitz

Kanitz fará palestra de abertura sobre o Brasil que dá certo

Uma das atrações do Pajuçara Management 2016, o consultor de empresas Stephen Kanitz fará a palestra de abertura do evento, na próxima terça, 7, às 20h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Ele vai falar sobre o Brasil que dá certo, uma atualização do livro que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1995. Durante entrevista a Oscar de Melo, da Rádio Pajuçara FM, na última quarta-feira, ele falou um pouco sobre a conjuntura político-econômica por que passa o país e disse que pretende colaborar com os debates e com os empresários participantes sobre qual o melhor caminho a seguir.

Apesar do nome estrangeiro, Kanitz é brasileiro e tem uma trajetória extensa, com mais de 40 anos no mercado, e experiência na área de gestão, após acompanhar, de perto, diferentes períodos da Economia brasileira. Ele foi um dos primeiros a acreditar no sucesso do Plano Real, cujas previsões foram confirmadas com a mudança de comportamento do público consumidor.

Eu fui o único que previu o sucesso do Plano Real e também incentivei uma nova política industrial brasileira, voltada a produtos populares para consumidores de baixa renda e muita gente agradece por eu ter feito isso. Quando tem um palestrante que confirma algo que os empresários já estavam pensando em fazer é como se eu balizasse algo que eles já estavam querendo fazer. O mérito é mais no sentido de avalizar o que eles estavam achando que talvez fosse dar certo, considerou Kanitz.

O consultor disse que, no Brasil, faltam pessoas que mostrem o caminho para o empresário. “Se tivesse mais pessoas como eu que apontasse para onde seguir isso daria muito conforto. Espero ajudar vocês [alagoanos] a virem qual é o caminho e eu tenho certeza que já tem alguma ideia, mas espero que, para alguns empresários, o que eu disser seja uma confirmação das próprias ideias deles”, completou.

O evento será uma grande oportunidade para empresários e profissionais participarem de discussões e conhecerem mais de perto o cenário econômico brasileiro. Kanitz irá compartilhar com o público alagoano a experiência adquirida na área de gestão, após acompanhar, de perto, diferentes períodos da Economia brasileira.

Stephen Kanitz é reconhecido por ser um dos precursores da análise de risco e crédito, na década de 70, com o artigo “Como Prever Falências”, na Revista Exame. O trabalho ficou conhecido como o “Termômetro de Kanitz” e possibilitou o crédito a pequenos empresários e indivíduos de baixa renda. Além disso, criou, no mesmo período, a edição anual “Melhores e Maiores” da revista, com destaque para as empresas com melhor desempenho global. A ideia deu início ao movimento de benchmarking no Brasil, um processo de avaliação de organizações em relação à concorrência que permite o aperfeiçoamento de seus próprios métodos.

O palestrante

Bacharel em Contabilidade pela USP e mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School, Kanitz começou cedo a carreira como consultor de empresas e conferencista. Aos 16 anos, apresentou a primeira palestra para um público de mil pessoas, quando ainda era estudante.

Anualmente, Stephen Kanitz realiza uma média de 10 a 15 palestras. Ele prefere participar de poucos momentos, mas torná-los concorridos e comentados. No Pajuçara Management, ele compartilha seu conhecimento na área dos negócios e apresenta ao empresariado local as novas tendências do mercado, neste cenário de crise política e recessão econômica.

Se você ainda não se inscreveu para participar do Pajuçara Management, ainda dá tempo. As inscrições para a programação completa ou para palestras avulsas são feitas pelo site Pajuçara Eventos ou pelos telefones 3031-3563 ou 99657-0555.

O Pajuçara Management acontece dias 7 e 8 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento tem como patrocinadores empresas e instituições de referência no país, entre elas Braskem, Maceió Shopping, Unimed, Federação da Indústria de Alagoas, Sebrae, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Meyer e Federação do Comércio de Alagoas.


Inscreva-se agora mesmo