figura

Especialista em gestão estratégica de negócios vai estar no Pajuçara Management

O Pajuçara Management 2016 está chegando. Com o tema central “Superação e Legado para as próximas gerações”, o evento traz em sua programação nomes de peso que prometem ampliar os horizontes dos participantes sobre o cenário econômico atual. Entre os convidados está Verônica Gurgel, do Sebrae, especialista em gestão estratégica e avançada em negócios, comportamento humano e psicologia nas organizações. Sua palestra será no dia 8, às 10h, sobre Criatividade e Inovação como diferenciais competitivos.

Nesta edição, também teremos como atrações Stephen Kanitz, premiado consultor de empresas, apresenta o cenário econômico do Brasil e as tendências do mercado; Demétrio Magnoli, sociólogo e comentarista dos jornais Folha de São Paulo, O Globo e Globo News; o empresário Carlos Wizard, considerado um dos maiores empreendedores do Brasil; o medalhista olímpico e ex-nadador, Fernando Scherer, o Xuxa; além de Renato Meirelles, do Instituto Data Popular, responsável por mais de 200 estudos sobre os consumidores das classes C e D; e a coach Vicky Bloch, especialista em Recursos Humanos e Negócios de Família.

Na palestra de Verônica Gurgel, por considerar que o tema já é bastante discutido, a abordagem técnica será deixada um pouco de lado para focar no comportamental. “Vamos discutir o que pode ser feito de maneira prática, colocando de uma forma simples do dia a dia, o que pode gerar pequenas mudanças. Às vezes muitas pessoas ficam buscando grandes coisas, grandes investimentos para ter grandes resultados, mas isso nem sempre é necessário que seja feito dessa forma. Não precisamos de nada muito grandioso. Precisamos incorporar algumas pequenas práticas e formas de pensar e de agir para dar lugar ao novo”, anunciou, durante entrevista a Oscar de Melo, na Rádio Pajuçara FM.

A especialista destaca que, diante de uma mesma situação, as pessoas agem de forma completamente diferente. “Diante das dificuldades temos dois caminhos: enfrentar ou ficar esperando que essa situação passe. Considero que uma situação difícil é uma excelente oportunidade para se rever muita coisa. Talvez, numa situação confortável, administrar um negócio, com dinheiro farto ou nem tão farto, mas que haja alguma sobra, tudo fica muito mais fácil, porque, mesmo os pequenos equívocos administrativos, vão passar despercebido”, ressalta.

Por outro lado, quando o cinto aperta, a exemplo do que está acontecendo no Brasil, Verônica alerta que esse é um momento muito oportuno para se rever, num sentido mais amplo da palavra. “Rever sua postura como dono do seu negócio, como tem gerido seu negócio, lidado com seus funcionários, sócios ou mesmo aquelas pessoas com as quais você não tem negócio, mas são profissionais que precisam também fazer uma reflexão e rever suas práticas. O que eles podem trazer de diferente, ou melhor, do que estava sendo feito até então”, disse.

Apesar de o Brasil estar passando por um momento muito difícil, Verônica acredita que isso pode ser revisto como um belo de um empurrão para poder haver uma mudança comportamental. “A situação está ruim? Então, o que eu posso fazer para mudar? O que eu deixei de fazer para ter um resultado melhor? Essa reflexão ajuda em 50% do caminho e é isso que quero tratar na palestra durante o Pajuçara Management”, destacou.

Sobre inovação, Verônica ressalta que não significa necessariamente um produto novo. “Você pode incrementar o que já existente. Pode ser algo já consolidado no mercado, ou seja, a mesma coisa só que oferecido de maneira diferente, que conquiste ainda mais o cliente”, revelou.

Verônica também aproveitou para convidar profissionais, estudantes e empresários para participarem da palestra. “Vamos ter uma hora para discutir sobre o tema, o que podemos fazer no dia a dia para alinhar um pouco mais o discurso com a ação. Na prática, nem sempre nos damos conta do que pode ser feito, passamos por cima de alguns detalhes e nem percebemos que a resposta, às vezes, está do lado, no funcionário ao lado”, destacou.

O Pajuçara Management acontece dias 7 e 8 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento tem como patrocinadores empresas e instituições de referência no país, entre elas Braskem, Maceió Shopping, Unimed, Federação da Indústria de Alagoas, Sebrae, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Meyer e Federação do Comércio de Alagoas.

As inscrições para a programação completa ou para palestras avulsas são feitas pelo site Pajuçara Eventos ou pelos telefones 3031-3563 ou 99657-0555