micro e peq

Micro e pequenas empresas se destacam na economia

As micro e pequenas empresas ocupam uma posição importante na economia, representam o sustento de muitas famílias brasileiras, mas, também, são grande porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho. Em Alagoas isso não é diferente. Aqui tem muita gente usando a criatividade e se dando bem, mesmo em tempos de crise. Mas, para manter o negócio firme e lucrativo nesses períodos de incertezas, organização e planejamento são fundamentais.

Esse é o caso de Maira Carneiro. Há três anos, a empresária e estilista teve a ideia de ter uma loja de roupas infantis. Para isso, criou a marca Reinação, que deu nome ao estabelecimento, mas até chegar à estrutura atual, ela admite ter percorrido um longo caminho.

maira2

“Comecei a fazer cursos, buscar capacitação para ter mais conhecimento sobre como seria a marca, o nome. Estudamos muito para ver a aceitação no mercado, definimos o local onde iríamos nos instalar e depois resolvemos abrir a loja”, contou Maira.

A ideia se tornou realidade e o negócio deu tão certo que, mesmo diante das incertezas da economia, Maira resolver expandir seu empreendimento. Para enfrentar a crise, a empresária apostou na criatividade e no seu talento como estilista.

“A criatividade supera a crise. Com a crise a gente pode encontrar oportunidades de crescimento”, revelou.

Além de vender marcas já conhecidas dos consumidores, Maira também apostou em modelos exclusivos, desenhados por ela mesma. Para isso, além da loja, a empresária abriu um atelier para confeccionar as roupas da sua marca.

“A gente parou de terceirizar e cem por cento da nossa produção é feita no nosso atelier. A gente conseguiu reduzir para sete multimarcas mais a nossa e, futuramente, o objetivo é vender só Reinação”, pontuou Maira.

Rumo ao sucesso

Para o gerente empresarial do Sebrae-AL, Marcos Alencar, o exemplo da loja de Maira é uma prova que o planejamento e a criatividade são essenciais para o sucesso do negócio.

marcos alencar

“Ela verificou que o mercado tem capacidade de absorver o produto dela, diversificou seu produto. Criou duas empresas, uma que produz e a outra que comercializa, investiu especialmente em marketing de relacionamento e se reposiciona no mercado. Ela começou como MEI [Microempreendedor Individual], hoje está como ME [Microempresa], ou seja, ela está crescendo”, destacou.

Oportunidade

Para quem quer conhecer mais sobre as mudanças socioeconômicas que vêm afetando o mercado e exemplos de superação e sucesso, mesmo em tempos de crise, pode se inscrever para participar do Pajuçara Management. Esse é maior evento de gestão empresarial do Nordeste e acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

A edição deste ano traz o jornalista e sociólogo Demétrio Magnoli, um dos maiores comentaristas de política internacional do país, além de outros palestrantes de peso, como Carlos Wizard, Vicky Bloch, Stephen Kanitz e Renato Meirelles.

Ainda dá tempo de aproveitar o lote promocional para fazer sua inscrição. Para microempreendedores individuais o evento dá desconto especial. Mais informações pelos telefones (82) 3031-3563 e 999657-0555 ou pelo site www.pajucaraeventos.com.br .


Inscreva-se agora mesmo